Santa Isabel, SP – Brasil
A casa foi desenhada para uma família que decidiu se mudar de um dos bairros mais movimentados da cidade de São Paulo e passar a viver em Santa Isabel, a cerca de 55km da capital.
O lote fica em uma reserva ambiental, o que faz com que a vegetação nativa apareça de maneira abundante e natural. Isso fez com que as visuais mais importantes da casa ficassem voltadas para essa parte mais densa da matao que não prejudicou nenhum ambiente pois em todos os lados do lote de 800m² o que se vê são árvores de grande porte.
A casa se reparte entre o volume dos dormitórios – feito em concreto e aparece na cota mais alta apoiado sobre o volume térreo – que além de abrigar o acesso ao lote, possui duas partes fechadas, uma para um apartamento no térreo que busca ser um espaço acessível e outra parte fechada para as áreas de cozinha, lavanderia, despensa, churrasqueira e escada para o piso superior.
Toda a parte térrea da casa se propõe a ter implantação silenciosa para que se misture as árvores do entorno, isso se dá por meio de grandes folhas de vidro que fecham (ou abrem) a sala de estar e jantar e com isso controlam sua integração com a área de lazer e piscina que ficam no mesmo nível.
A estrutura em concreto faz com que a casa figure como uma pedra no meio das árvores e se propõe a fazer uma transição suave entre o natural e o construído pela mão humana.
André di Gregorio,
Rodrigo Maçonilio
Beatriz Rocha,
Julia Lazcano,
Lorran Siqueira,
Marcella Cruz
Residência unifamiliar
Federico Cairoli
Julia Lazcano
2016
927m²
328m²