Casa Cauman

Jacareí, SP – Brasil

Autores

André di Gregorio,
Rodrigo Maçonilio

Equipe

Beatriz Rocha,
Lorran Siqueira,
Marcella Cruz,
Julia Bruckmann

Programa

Residência Unifamiliar

Área

500m²

Área Construída

405m²

Ano

2016

Paisagismo

Flávia Tiraboschi

Fotografias

Pedro Kok

Casa construída no município de Jacareí, há cerca de 80 km da capital paulista, para uma família composta por casal, filho, avó e seus animais de estimação.

Dentre as particularidades dos moradores está a forte relação com a música, especialmente clássica e canto lírico, o que fez com que a casa fosse pensada ao redor de um espaço central que seria utilizado para receber os amigos nos momentos de descontração.

Os três pavimentos se dividem de maneira clara. Subsolo abriga os automóveis e depósito, térreo fica com os espaços sociais, de serviço e dormitório da avó e por fim o pavimento superior guarda três dormitórios e suas varandas.

O jardim do térreo se destaca pois serve de platéia ou palco nos momentos de festa em que os moradores decidem tocar seus instrumentos. Esse espaço é composto por uma laje com linhas periféricas retas e que tem ao centro um furo com desenho orgânico, essa laje está ali para fazer a transição entre o jardim, que como sua vegetação tem desenho fluido e orgânico e o pavimento superior que se propõe a ser uma peça claramente construída pela mão humana – um cubo branco e com janelas retangulares.

As paredes do térreo receberam pintura em tom terracota e reboco com massa grossa, dessa forma servem imageticamente como intermediárias entre o jardim vivo e o cubo branco que fica logo acima. A leveza do volume superior foi sugerida por meio de seu balanço sobre o jardim.