Apartamento Sabá

São Paulo, SP – Brasil

Autores

André di Gregorio,
Rodrigo Maçonilio

Equipe

Alanna Scarcelli
Julia Bruckmann

Ano

2017

Área

130m²

Fotografia

Ensaio 01: Mayra Acayaba;

Ensaio 02: Muara Mello;

Projeto para a morada de um jovem casal em São Paulo.

Tratou-se de uma reconfiguração da planta original do Edifício Itamarati (Projeto, Cyro Ribeiro Pereira – 1953) a partir da premissa dos futuros moradores, um jovem casal sem filhos.

Dentre os três dormitórios existentes optou-se pela demolição de dois.


Nota-se que as principais intervenções entre a planta existente e a trabalhada advém da desutilização da dependência de serviço, transformada em lavanderia, que por sua vez cedeu o seu antigo limite a cozinha. 

Por fim, o estar passou a ocupar parcela do que outrora fora cozinha, conferindo ao espaço uma planta retangular.

A organização programática se dá a partir de uma caixa em madeira, que agrupa: dormitório, banheiros, cozinha e lavanderia. Atribuindo caráter sensorial ao volume, que parece ter sido encaixado no espaço preexistente.

Parte da caixa, a voltada ao estar, possui diferentes funções, dentre elas: escritório rebatível, este aberto por meio de portas do tipo camarão; apoio para aparelho de ar condicionado; nichos para máquina de café e exibição da coleção de pratos artesanais em cerâmica; e por fim, as portas de acesso ao programa intimo.

A caixa em madeira, tal qual a da biblioteca executada em chapas metálicas, dispõem da mesma altura e estão alocadas paralelamente no sentido longitudinal do espaço. Somadas, atribuem conforto visual a partir de suas proporções e direcionam o olhar do visitante para a copa das árvores.

Na cozinha, os cobogós filtram os raios solares a partir de seus cheios e vazios, produzindo sombras no piso, sombras essas eternizadas ludicamente através de círculos rosas feitos em granilite.

Prevendo a chegada de um futuro bebê, optou-se por uma demarcação sensorial em parte do estar, em que parte do piso recebeu materialidade distinta, o cimento queimado pigmentado de rosa.

Trecho de matéria sobre o apartamento Sabá na revista Casa e Jardim