Alto da Lapa – São Paulo – Brasil
Arquitetura: Estúdio BRA
Autores: Rodrigo Maçonilio; André Di Gregorio;
Supervisão de projeto e obra: Lais Pannia; Beatriz Rocha; Thamires Bressan;
Equipe de projeto e obra: Nathalia Nicodemos; Vitor Gomes; Rachel Buzzini;
Localização: São Paulo – SP
Obra: 2022
Conclusão da Obra: 2023
Área: 185,00 m²
Fotografias: Maíra Acayaba
Fotografias analógicas: André Di Gregorio
Vídeos: Grevílea
Fomos convidados a realizar uma intervenção em um apartamento num edifício localizado no bairro da Lapa.
Dentre os pedidos dos habitantes, estava algo que trouxesse identidade à morada, que quando visitados fosse facilmente reconhecido e identificado pelos amigos e familiares.
Daí nasce a ideia do desenho de um telhado nos ambientes de estar. Este, executado em estrutura de madeira no formato de duas águas e com fechamento em tábuas de madeira tauarí.
O elemento – além da surpresa e destaque – traz consigo o conforto e, segundo os habitantes: “sensação de uma casa nas alturas”.
Na sala de jantar, o telhado repousa delicadamente num móvel executado em marcenaria, que faz as vezes de apoio ao jantar, louceiro, buffet – revestido de pedra basalto nacional escovada -, apoio de objetos e, por fim, porta de acesso ao lavabo. O lavabo foi revestido de cores neutras a fim de destacar a arandela e a bancada projetada em pedra basalto nacional escovado.
Na sala de estar, o telhado se estende do limite retangular de sua totalidade e reforça a saliência da planta (nicho) onde dispusemos o sofá verde – uma das cores do pássaro Ariramba, que dá nome ao projeto. Móveis assinados por desenhistas brasileiros dão o tom neste ambiente.
Na varanda, a fim de reforçar a “sensação de uma casa nas alturas”, escolhemos o piso em pedra, assentado numa paginação em cacos. O paisagismo reforça o uso da varanda como um jardim.
Para o ambiente do churrasco, demarcamos a área de cocção com a pedra basalto nacional. Churrasqueira, piso e banco são revestidos deste material. A cozinha também recebe o mesmo material na bancada, frontão e prateleira de apoio.
A suíte do casal recebeu textura branca nas paredes e marcenaria em tauari na cama, na cabeceira e na penteadeira.
O dormitório do filho recebeu textura mineral verde e papel de parede com ilustração gráfica.